Como vender mais no pós-pandemia? Revelado o segredo do “Novo normal”

Como vender mais no pós-pandemia? Revelado o segredo do “Novo normal”
Como vender mais

Neste artigo falaremos sobre Como vender mais. No ano de 2020 o mundo inteiro teve que parar por conta da pandemia do COVID 19. Como resultado, toda a humanidade foi impactada por mudanças em diferentes áreas e uma destas foi as relações de compra e vendas e o perfil do novo consumidor.

Afinal, com tanta informação disponível nos meios digitais o consumidor passou a ter muito mais autonomia no que diz respeito às suas decisões de compra. Mas e agora, o que fazer para vender mais em meio a tantas mudanças? Para saber este segredo e entender melhor as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor, confira a matéria a seguir!

Entendendo o novo consumidor

Hoje, o novo consumidor está super adaptado para receber o que precisa em casa, já que durante o período de quarentena a prática de realizar compras por meio de aplicativos foi estimulada e até quem tinha receio de realizar compras online acabou aderindo o comportamento. 

Assim, no pós-pandemia as empresas que desejam vender mais devem rapidamente se adaptar aos novos hábitos de compra dos consumidores, que buscam soluções para suas “dores” por meios digitais como aplicativos delivery, e-commerce e vendas por meio de redes sociais. 

De acordo com Matheus Maiberg, CEO da Groufy,  estar presente no digital é uma dos segredos para aumentar as vendas em tempos de crisevisto que, o mundo inteiro está conectado. Logo, o novo consumidor, em sua jornada de compra busca não apenas produtos, mas também, informações por meio de vídeos, artigos de blogs, comunidades, reviews de produtos, etc.

Mudanças no comportamento de compra

Com as transformações digitais ocorridas, o consumidor que antes era passivo com as iniciativas das empresas, passa a ter mais controle sobre sua jornada de compra. Afinal, basta ter um smartphone nas mãos para se pesquisar todas as informações referentes a um produto e quais empresas o oferecem. 

Logo, tanto acesso à informação deu origem ao “novo consumidor” que tem como característica ser bem informado e muito mais exigente. Por essa razão, as empresas precisam cada vez oferecer aos seus clientes uma experiência de compra personalizada e que supra as expectativas deste.

Além das mudanças ocorridas pelo avanço tecnológico, outros fatores também contribuíram para as mudanças no comportamento do consumidor. Dentre elas podemos citar fatores como preocupação com a sustentabilidade, compras conscientes, tecnologia de pagamento, apoio às compras locais, impacto de mídias sociais e influencers, etc.

Como vender mais se adaptando a essas mudanças?

Como vender mais.

Todo empreendedor que deseja se manter ativo no mercado de vendas deve adaptar-se às mudanças no comportamento do seu consumidor e acompanhar de perto as tendências e dinâmica do mercado, uma vez que estas vão mudando com o tempo.

Para se adaptar de maneira mais ágil as constantes transformações no comportamento de compra é ideal que você aplique as seguintes estratégias ao seu negócio:

  • Conhecer o público alvo
  • Identificar em quais redes sociais eles estão
  • Abordagem de vendas personalizada
  • Google Meu Negócio (para negócios físicos)
  • Atendimento personalizado
  • Pós venda personalizado

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Como vender mais no “mercado novo normal”?

Diante de tantas mudanças no cenário comercial pós-pandemia,  para vender mais neste “mercado novo normal” é necessário estar aberto às mudanças e adaptar-se a elas o mais rápido possível, logo você deve atentar-se aos seguintes itens:

Conhecer o público alvo

Conhecer o público alvo é a principal estratégia para aqueles que desejam obter sucesso em seus negócios. E para isso, é necessário que você defina de maneira clara quem é o seu público respondendo a perguntas como: Idade, localização, gênero, renda, etc.

Junto a isso, é importante estar informado sobre quais são os hábitos e interesses do seu público-alvo e quais soluções seu produto/serviço oferece a estes. Conheça também, quais os melhores canais de comunicação para manter contato com o seu cliente.

Abordagem de vendas personalizada

O novo consumidor prioriza, e muito, o quesito personalização. Assim sendo, é fundamental que você invista em uma abordagem de vendas diferenciada para cada cliente. Isso contribui para a criação de relacionamentos sólidos com seu público-alvo. 

Portanto, como já mencionado é fundamental conhecer bem seu público e com base neste conhecimento oferecer a cada perfil de consumidor soluções sob medida, que vão de encontro a necessidade do cliente. 

Identificar em quais redes sociais eles estão

Para vender mais no pós-pandemia você deve estar onde seu público-alvo está. Isso mesmo! Você deve conhecer quais os comportamentos digitais em relação às redes sociais do seu público, para assim, investir nos canais certos.

Afinal, não adianta criar uma presença forte no instagram, já que o seu público consome muito mais conteúdos no Facebook ou TikTok. Logo, atente-se a este detalhe para que o seu público cruze com seu negócio com maior frequência. 

Google Meu Negócio (para negócios físicos)

Para melhorar a presença on-line do seu negócio físicos invista no Google Meu Negócio. Este é uma ferramenta muito útil para as empresas, pois, por meio do cadastro nesta plataforma seu negócio é encontrado com mais facilidade nos mecanismos de buscas.

Dentre os benefícios de ter a empresa cadastrada no Google Meu Negócio, podemos destacar: acesso às principais informações como número para contato, horário de funcionamento, etc; visibilidade local; avaliações, classificações e fotos.,

Atendimento personalizado

Por meio do atendimento personalizado você consegue oferecer ao seu cliente uma experiência sob medida, e,  isso é um diferencial para o novo consumidor. Para personalizar o atendimento é importante oferecer recomendações com base em histórico de compras, está sempre disponível para sanar dúvidas e resolver objeções o mais rápido possível.

Além disso, é importante comunicar-se com seu cliente de maneira pessoal, logo, evite ficar preso às típicas respostas automáticas genéricas. Lembre-se de sempre chamá-lo pelo nome, já que isso demonstra atenção.

Pós venda personalizado

Assim como o atendimento personalizado o pós venda também deve ser. Esta é a etapa final da jornada de compra, e quando bem feita é capaz de manter o cliente totalmente satisfeito e fiel a empresa.

Algumas maneiras de aprimorar o pós venda da sua empresa é por meio do agradecimento e solicitação do feedback, dessa forma você mostra ao cliente que valoriza a opinião dele sobre seu atendimento. Ofereça ao cliente suporte sempre que necessário e entre em contato após a compra para garantir se o cliente realmente está satisfeito.

Enfim, essas são algumas ações que você deve incrementar no seu negócio para atender melhor às demandas do novo consumidor e assim aumentar as vendas. Lembre-se de sempre estar atento aos feedbacks, pois são fontes de dados importantes para melhorias no seu negócio. 

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